Hoje,15, em entrevista ao Bom Dia RN, da Intertv, Ricardo Valério, Presidente do Corecon-RN, discorreu sobre as formas que os trabalhadores que estão recebendo o décimo terceiro salário devem fazer para que possam, de maneira, equilibrada entrar o ano 2021 com suas contas sanadas.
Visto que este ano de 2020 foi e está sendo um ano atípico por causa da pandemia do Coronavírus, causando vários motivos de desequilíbrio orçamentário comercial, industrial e, principalmente doméstico familiar, onde muitos trabalhadores perderam seus empregos e, passaram a receber o Auxílio Emergencial do governo federal, e muitos destes retornaram aos seus antigos empregos ou a novos, e poderão ter direito ao benefício do décimo terceiro salário, não em sua totalidade. A primeira recomendação é que os beneficiados devem destinar parte do décimo para cobrir possíveis dívidas, notadamente, de cartão de crédito e cheque especial, que são os vilões mais vorazes do endividamento de boa parte grande massa dos brasileiros.
“É importante planejar seus limites do que você pode comprar, sempre destinando parte do décimo a uma reserva para as despesas extras de início do ano, como pagamentos de IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, etc.”, pontuou Ricardo Valério.
Feito seu planejamento e balanço do que ficará disponível, o consumidor estará pronto para ir às compras com responsabilidade e muito controle. Lembrando que mais vale o poder da lembrança, do que dar presentes caros que podem gerar prestações altas e capazes de levá-lo a entrar o ano endividado. “Procure comprar e barganhar descontos nas compras à vista, que são muito mais vantajosas”, indicou o economista Ricardo.
Também explicitando que é importante lembrar, que quem teve a suspensão de salário, não vai receber o décimo na sua totalidade e que ainda estamos em tempo de Pandemia, prudência nos gastos é muito importante. “Tomados estes cuidados, somente resta desejar boas compras um Feliz Natal e renovar a esperança para 2021 com a chegada da vacina. “ desejou Ricardo.