Boletim do NEAC – No 3
Grupo de Pesquisa
NÚCLEO DE ECONOMIA APLICADA E CONJUNTURA ECONÔMICA – DEPEC/UFRN
Natal, 03/04/2020
Você sabe quantos são e como estão distribuídos os respiradores em Natal?
Conforme amplamente noticiado, os respiradores são utilizados no tratamento dos casos mais graves de COVID-19. Esses aparelhos auxiliam os pulmões quando o sistema respiratório não funciona normalmente.
O aumento rápido de pacientes com esse quadro clínico tem sido uma das razões para o elevado número de óbitos relacionados à doença. Isto porque, não há uma quantidade suficiente desses aparelhos nos sistemas de saúde, mesmo em nações desenvolvidas.
De acordo com a
No entanto, a alta demanda mundial por Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e respiradores, devido à pandemia, tem gerado escassez, dificuldade de produção e distribuição, mesmo em caso de contratos já estabelecidos3. Assim, considerando o longo prazo de entrega e até mesmo cancelamentos de contratos de compras de respiradores, é de suma importância analisar a capacidade existente desses equipamentos nos municípios para que os gestores possam tomar decisões acertadas no que tange ao combate à doença, através do isolamento social e contenção do avanço de casos graves.
Na Cidade do Natal, em fevereiro de 2020, existiam 537 unidades de respiradores, segundo os dados da CNES-DATASUS. Desse total, havia 509 em uso. Esses dados revelam que, dos equipamentos existentes antes da quarentena no município de Natal4, cerca de 94,7% estavam em uso.
Ao analisar a capacidade existente, verifica-se ainda que 402 unidades de respiradores são disponibilizadas pelo SUS, e 135 por redes particulares. A figura abaixo apresenta a distribuição espacial de respiradores na cidade, revelando um cenário preocupante. Os aparelhos estão bastante concentrados na Zona Leste, que também concentra boa parte dos equipamentos hospitalares. A Zona Norte, a mais populosa da cidade, conta com um número reduzido de respiradores, todos fornecidos pelo SUS.
Figura: Distribuição espacial de respiradores da rede particular e do SUS em Natal/RN.
Fonte: Elaboração própria através dos dados do DATASUS (2020).
4 No estado do Rio Grande do Norte o decreto quanto ao isolamento social se deu em 17 de março de 2020 e publicado no DOE em 18 de mar. 2020. Disponível em: < https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390763>. Acesso em 02 de abr. 2020.
1 Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-940-de-2-de-abril-de-2020-250916485>. Acesso em: 03 de abr. de 2020.
2 Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46651-governo-do-brasil-libera-r-9-4-bilhoes- para-combate-ao-coronavirus>. Acesso em: 03 de abr. de 2020.
Medida Provisória no 9401, publicada em edição extra do Diário
Oficial da União, de 02 de abril de 2020, o governo federal disponibilizou crédito
extraordinário de mais R$ 9,4 bilhões, a fim de fortalecer a rede pública de saúde no
enfrentamento ao Covid-19. Portanto, atualmente são R$ 14,3 bilhões de incremento ao
orçamento da saúde destinados exclusivamente para o combate à doença (Ministério da
Saúde, 20202).
Quer saber como construir esses mapas? O NEAC disponibilizou o sript em R em um “link para o google drive”, conforme a seguir:
https://drive.google.com/drive/folders/19jxev6d4aNFKL9hKCu_OCS_jBpSqyFWh?usp=shar ing
Siga-nos nas redes sociais:
https://www.facebook.com/neac.ufrn/
@neac.depec.ufrn
neac.depec.ufrn@gmail.com
Home page do NEAC:
https://gruposdepesquisa.ccsa.ufrn.br/N%C3%9ACLEO+DE+ECONOMIA+APLICADA+E+CONJUNTURA+ECON %C3%94MICA/noticias/?id=iEJIJS0Oj4g7cGx321wAc94NoKpbXFSf