A primeira edição da revista Economistas de 2020 já está disponível aqui. Em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a publicação traz o olhar de economistas sobre diversos assuntos como desigualdade de gênero no mercado de trabalho, a busca pelo aumento de profissionais negras em cargos executivos e os desafios das mulheres na carreira docente de Economia.
A publicação foi desenvolvida pela Comissão de Comunicação do Cofecon com o apoio da Comissão Mulher Economista, com o intuito de valorizar e estimular a difusão de ideias e artigos entre as profissionais da área. A proposta é que cada vez mais mulheres economistas participem das próximas edições da revista, veiculadas ao longo do ano, por meio de artigos e resenhas.
Confira, abaixo, a lista dos artigos publicados:
- Mulheres e a Economia; mulheres economistas: reflexões sobre os avanços e limites no Século XXI, por Mariana Jansen.
- Gênero e outras desigualdades: mercado de trabalho, influências e perspectivas, por Tania Teixeira, Emanuelle Araújo da Silveira, Pamela Lorrany Sobrinho e Valquíria Aparecida Assis.
- Tornando as empresas mais equânimes e plurais: por mais mulheres negras nos cargos executivos e no conselho de administração, por Lia Lopes de Almeida;
- Educação financeira, inclusão financeira e novos padrões de consumo e produção, por Silvana Parente;
- Reflexões sobre a pobreza: a miserabilidade como fruto de múltiplos fatores, por Jakeline Zampieri;
- Os desafios das mulheres na carreira docente de Economia, por Camila Kimie Ugino e Grasiela Cristina da Cunha Baruco;
- Sustentabilidade: o Planeta Terra pede socorro, por Nancy Gorgulho;
- O desenvolvimento sustentável pela perspectiva do planejamento regional, por Gleicy Denise Vasques Moreira e Lídia Maria Ribas.