O Dia Livre de Impostos, foi uma maneira democrática encontrada pelos lojistas de Natal/RN de manifestar a insatisfação com a carga tributária que incide sobre toda sociedade brasileira e que freia o poder de consumo do povo e o crescimento econômico sustentável.
o retorno em forma de serviços à população não expressa o montante arrecadado. Pelo contrário, os serviços oferecidos pelos governos são insuficientes às necessidades da população em infraestrutura, saúde, educação e segurança pública.
– “O Dia Livre de Impostos”, iniciativa louvável da CDL-Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal.
Bem! Gostaria de contribuir com o seguinte comentário:
-Rapidamente, vamos passar para a população o que é a carga tributária.
Em linhas gerais, os impostos são pagos pela população que os repassa aos governos federal, estadual e municipal. O governo deve devolver esses impostos à população através de serviços e investimentos.
Ocorre que no Brasil a boa parte dos impostos incide sobre o consumo e não sobre a renda (como ocorre na maioria dos países) isto faz com que a carga tributária seja mais pesada justamente para as camadas menos favorecidas da população.
Como agravante o povo ainda é obrigado a pagar do próprio bolso por saúde, educação e segurança, porque os governos não oferecem esses serviços ou quando oferecem é de baixa qualidade. O Brasil tem uma carga tributária de 35% que é 14ª maior do mundo, mas lamentavelmente ocupa a vergonhosa 30ª posição mundial no retorno de serviços públicos à população.
A causa disto? São inúmeras, entre as mais importantes está a CORRUPÇÃO, inchaço da máquina do governo com ” funcionários fantasmas” e a famigerada burocracia.
Deus abençoe a todos nós.
Economista Wagner Puerta
Presidente do Corecon/RN