O Conselho Regional de Economia/RN, convida todos os Economistas Peritos Judiciais e interessados a se tornarem peritos, para reunião em nosso auditório, para avaliação e discursão, de como poderá passar a funcionar o “NÚCLEO DE PERÍCIAS E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL “, instituído em todo Brasil, pelo COFECON e pelo CORECON/RN.
Desejamos compartilhar e discutir de forma muito equilibrada e democrática com os economistas peritos judiciais, o melhor modelo de certificação do exercício dos trabalhos de perícias judiciais, como ocorre normalmente nas categorias profissionais, tal qual já foi criado com os contadores via o CRC, para valorizar e subsidiar os nossos peritos, via a normatização para a certificação profissional.
Entre outros temas desejamos ouvir e propor aos senhores, os melhores períodos para realização de cursos de atualização, palestras e da ativação salutar Grupo de Estudos, que funcionou por meses, aqui mesmo no Corecon/RN numa iniciativa com a participação do Sindicato e dos Economistas de forma muito positiva, e que estabeleceu diversos padrões de controle de qualidade, gerando frutos, como foi o alcance de padronização dos procedimentos periciais, elogiados e muito bem repercutidos pelos os doutores Juízes das diversas varas do TJRN.
Desejamos ainda, estabelecer o “PLANTÃO PERMANENTE DE PERÍCIAS JUDICAIS E EXTRAJUDICIAIS, e para tanto convidamos o Economista Candido Gabriel, notório conhecedor e estudioso, e que inclusive já passou por treinamento do COFECON, que foi nomeado por portaria como Coordenador do Núcleo de Periciais do Corecon/RN, tendo em vista a reativação do núcleo de estudos e acompanhamento do exercício profissional e certificação de peritos judiciais e extrajudiciais.
Convidamos igualmente com satisfação, o Sindicato dos Economistas e a Cooperativa dos Economistas, que se unam a este esforço coletivo, que tem como objetivo maior a valorização e ampliação do mercado para as perícias judiciais e extrajudiciais, tendo em vista a avançarmos também em busca das perícias judiciais no TRT e na justiça Federal, muito em breve.
Ricardo Valério Costa Menezes
Presidente do Corecon/RN
Cândido Gabriel de Araújo
Coordenador Núcleo Perícias do Corecon/RN
Muito interessante e importante tal iniciativa, podendo contribuir para o melhor desenvolvimento das perícias judiciais. Como nova economista me sinto no dever de participar de tal discussão.